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Qual o segredo das empresas de sucesso?

Qual o segredo das empresas de sucesso?

Quer descobrir qual o segredo das empresas de sucesso? Então essa matéria é para você. Passei os últimos 12 anos da minha vida convivendo com empresas que prosperaram, gerando muita riqueza, mesmo em momentos econômicos ruins. Mas também tive a oportunidade de conviver com empresas que não conseguiram sobreviver às intempéries do mercado e acabaram fechando as portas por dificuldades financeiras.

Felizmente esta oportunidade me permitiu traçar um perfil destas empresas e encontrar três características em comum nestas organizações. Na matéria de hoje gostaria de compartilhar com vocês estas características ressaltando que não tem nada a ver com o tamanho da empresa, com o volume de faturamento, com a localização da empresa e nem com o segmento onde a empresa está inserida. Mas sim com a atitude dos gestores sobre suas empresas.

Vamos começar pela parte ruim da história. Se eu tivesse que destacar uma característica presente em todas as empresas que quebram no Brasil eu destacaria:

 

 

1 – Incapacidade de realização

 

 

 

É extremamente comum em empresas que não prosperam você encontrar essa característica. Você vai ouvir os gestores desta empresa dizendo coisas do tipo: “Isso não vai funcionar”; “Nós já tentamos isso há alguns anos e não deu certo”; “Mas isso só funciona na empresa do fulano… aqui é tudo bem diferente”…

 

Os gestores destas empresas consomem mais tempo tentando encontrar uma “muleta” (leia-se uma desculpa para sua incapacidade) do que resolvendo os problemas. É o típico empresário: “a culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser”.

Estes gestores esquecem muitas vezes que o mundo está em constante evolução, e suas empresas como partes integrantes deste ambiente deveriam surfar a mesma onda. Pensar diariamente em como fazer mais e melhor.

Por outro lado, temos características que se sobressaem em empresas de sucesso. E entre elas eu destacaria duas:

 

 

2 – Metodologia de Gestão

 

 

 

Existe apenas uma definição (na minha singela opinião) para o que é gerenciar uma empresa. Gerenciar uma empresa é criar resultados. Qualquer outra coisa que você esteja fazendo que não gere resultados, ou que não gere riqueza para sua empresa não é gestão.

 

Ao contrário do que muitos gestores pensam, gerenciar não é resolver problemas, não é apagar incêndio o dia inteiro. Gerenciar é evitar que os problemas aconteçam.

Com isso metodologias de gestão representam meios estruturados que o empresário utiliza para atingir os resultados da sua empresa.

 

 

3 – Indicadores de Performance Financeiros e Operacionais

 

 

 

Imagine-se pilotando um avião. Para que você faça uma viagem segura você vai precisar de um marcador de combustível, um marcador de velocidade, um marcador de altitude. Estes instrumentos vão garantir que você está na direção correta, na velocidade correta, na altitude correta. Assim, evitando inclusive um acidente de proporções catastróficas.

 

Uma empresa pode facilmente ser comparada a este avião. Para que você faça uma viagem segura de um ponto “A” à um ponto “B” você vai precisar de ferramentas de gestão que vão te dizer a todo momento se você está na direção correta, na velocidade correta, na altitude correta.

Os indicadores de performance, tanto operacionais quanto financeiros, funcionam na sua empresa como uma espécie de “Dedo duro” evidenciando e quantificando acertos e falhas.

Os indicadores aumentam a eficiência do seu processo de gestão, uma vez que com indicadores você vai saber onde estão seus problemas. E além disso qual o tamanho do seu problema. Facilitando a criação de uma solução mais assertiva para o seu problema.

Para obter todas essas ferramentas, eu lhe sugiro o Software da Puma Sistemas, que possui vários módulos integrados, capazes de filtrar cada informação, auxiliando desde o que comprar até como, quando e para quem vender.

Lembre-se sua empresa deve ser sempre a melhor do mundo naquilo que ela se propõe a fazer. Independente da sua atividade operacional. Isso vai te ajudar no objetivo primário da sua organização que é sempre gerar riquezas.

 

Douglas Gayo

MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)